Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

Entidades estudantis declaram apoio a Fernando Haddad

Por: da Redação - 15/10/2018

Nessa sexta-feira, 12 de outubro de 2018, as diretorias executivas das entidades estudantis ANPG, UNE e UBES se reuniram em São Paulo para decidir o posicionamento para o segundo turno. Após o intenso debate, as entidades firmaram o apoio ao candidato Fernando Haddad para o segundo turno das eleições presidenciáveis no Brasil pelo entendimento de ser uma candidatura comprometida com a defesa da democracia, educação, da ciência, dos direitos sociais e da soberania nacional.

“Essa reunião reflete a necessidade histórica que está diante desta geração. A geração que tem a tarefa de derrotar o fascismo em nosso país. Fascismo que está ganhando força não só no Brasil como no resto do mundo. Esta é a batalha entre o campo progressista democrático contra as ideias obscurantistas e autoritárias de intolerância e ódio na sociedade brasileira. Sociedade que sempre foi reconhecida como diversificada em sua cultura. E é esta essência do povo brasileiro que está ameaça nestas eleições. Temos uma tarefa, principalmente os pós graduandos de enfrentar um discurso muito comum na ciência, Que é a neutralidade. Esse tipo de discurso favorece o fascismo. Não tomar lado é se omitir da principal batalha neste segundo.turno. O que está em é a nossa possibilidade de futuro”, disse a presidenta da ANPG.

Marianna Dias, presidenta da UNE, também afirmou: “Nós somos a esperança de construir um país melhor. A nossa geração precisa assumir a sua voz e se organizar contra o que existe de mais cruel atualmente na política brasileira”.

Já o presidente da UBES, Pedro Gorki, relembrou o papel fundamental das entidades estudantis. “Que a luta dos estudantes que morreram na ditadura não seja em vão. Não podemos cair no caminho do retrocesso, precisamos dos estudantes unidos neste momento”.

Também participaram da reunião Adilson Araujo, presidente da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, Olívia Carolino, do Projeto Brasil Popular e Ronald Sorriso, secretário nacional da Juventude do PT.

As entidades estaduais UEE-SP e UPES também participaram do debate e do ato. Nayara Souza, presidenta da UEE-SP, discursou durante o ato e avaliou como muito simbólica a data escolhida para que as entidades estudantos anunciassem seu apoio. " Hoje, 12 de outubro, dia das crianças, são elas que indefesas podem ter seu futuro aprisionado e seus sonhos arrancados dentro de escolas militarizadas. O nosso maior presente para as próximas gerações é concentrar forças para garantir direitos e vencer essa batalha em um momento tão difícil no nosso país."

Por fim, ainda comparou os projetos dos dois candidatos: "Precisamos desmistificar que existe uma disputa entre dois extremos. O projeto de Fernando Haddad não é um  projeto extremista. A disputa, na verdade, é entre civilidade e bárbarie".


ANPG, UNE e UBEs entregam carta para Manuela D´àvilla

No final da reunião, os presidentes das entidades e estudantes reunidos receberam a candidata a vice-presidente Manuela D´àvilla na sede das entidades para a entrega da Carta aprovada durante a reunião. Veja o discurso da candidata neste link: https://www.facebook.com/anpgbrasil/videos/341912393034774/


Confira carta de apoio na íntegra aqui



   
Tags: eleições 2018
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2018
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web