Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

CES elege nova diretoria para os próximos dois anos

Por: Sara Puerta - 28/02/2018

No último domingo (25.02) foi realizado o Congresso do CES (Centro dos Estudantes de Santos e Baixada Santista), a mais antiga entidade estudantil do país, fundada em 1932, que elegeu a próxima diretoria que ficará à sua frente do nos próximos dois anos.


A eleição teve inscrição de uma chapa, a "Ainda há tempo", que obteve 37 votos de delegados de organizações estudantis e alunos universitários de nove instituições de ensino da região e 60 estudantes e observadores para debater a atuação do CES e os rumos da entidade.

 Tendo como uma das principais bandeiras dessa gestão, a retomada da força de atuação do CES em conduzir os rumos do movimento estudantil e elevar e construir alternativas às necessidades dos cerca de 55 mil universitários da região.

Além disso, levar a orientação para a criação de mais DCE´s, representando as universidades. Em toda a baixada só um Diretório Central foi fundado: o da Unaerp.


Caio Yuji, estudante de Economia da ESAMQ, que estará na presidência do Centro, entende que o trabalho até 2020 passa, principalmente, por ampliar a atuação do CES na região. "No processo de construção do Congresso, notei que muitos alunos enxergam a entidade como um espaço para atividades culturais, mas ele vai muito além disso. É por aqui que passam os anseios da juventude e dos universitários, que em esmagadora maioria 'migram' para outras cidades para entrar no mercado de trabalho, uma vez que a região privelegia postos de trabalho no comércio", diz Caio.

O presidente ainda acrescenta que Santos é uma cidade predominante idosa e aposentada, e para isso o CES tem em suas propostas debater a criação de espaço de integração e movimentação para a juventude.

Quanto à questão do mercado de trabalho, Caio também avalia  que o CES irá encabeçar a fundação de empresas juniors nas instituições de ensino, que irão fomentar a inovação e criação de empresas.

"O CES além de sua importância histórica e de resistência, é uma entidade que eleva o movimento estudantil na baixada santista. É dali que, com certeza, irão surgir muitos mais centros e diretórios acadêmicos e DCE´s na região e aumentará o diálogo com as organizações já existentes nas universidades. A UEE-SP tem o Centro como um 'irmão', que também luta pela qualidade da educação, pela transformação da sociedade e da vida dos estudantes", avalia Nayara Souza, presidenta da UEE-SP.

Segurança
Um dos debates realizados durantes o ConCes tratou da questão da segurança pública e da mobilidade urbana. De acordo com o presidente  eleito, são gritantes os números de assaltos em torno dos campi das universidades da baixada santista. O CES tem em suas propostas o aprimoramento da segurança dos estudantes. "A entidade irá chamar debates e audiências públicas, junto às prefeituras, para buscar alternativas para esse perigo que os alunos estão vivendo", acrescenta Caio.


Veja outras propostas do CES para os próximos dois anos:

- Abrir o espaço do CES para quem está começando, permitindo seu uso para ensaios, oficinas e workshops, mediante o compromisso de se apresentar para a comunidade e para os estudantes;

- Participar das Bienais de Arte e do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE;

- Lutar contra o estágio não remunerado em universidades privadas;

- Construir um fórum pra discutir a universidade pública e sua ampliação na Baixada Santista;

- Apoiar a implementação de bolsas de assistência estudantil para as Fatecs;

- Participar de todos os fóruns que debatam temas da universidade na Baixada Santista (Grade curricular, EAD, Bom prato estudantil, bandejão);

- Criar um núcleo de luta contra as opressões no CES;

- Que o CES seja um espaço de apoio ao estudante secundarista e/ou universitário que sofra qualquer tipo de opressão;


 



   
Tags: Centro dos Estudantes de Santos
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2018
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web