Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

NOVO FIES! PARECE MELHOR, MAS NÃO É

Por: Redação - 07/02/2018

Saiu as datas de inscrições para participar do FIES deste ano! Entre 19 e 23 de fevereiro os interessados devem fazer a inscrição pelo site: http://fiesselecao.mec.gov.br/.

O chamado "Novo FIES", que passa a vigorar esse ano, foi sancionado pelo presidente Michel Temer no final de 2017 e dividiu o programa em 3 categorias, sendo que apenas uma delas o financiamento continua sendo realizado pela Caixa Econômica. As outras duas são realizadas pelo BNDES, bancos regionais ou operadoras de crédito estudantil, como já estão surgindo muitas por aí. Também muda o tempo de carência para começar a pagar o financiamento, de 18 meses, agora, será ou descontado da folha de pagamento, caso o estudante esteja trabalhando, ou um mês após o término do curso.

Os contratos, que em 2014 chegaram a 700 mil, neste ano alcançará 310 mil estudantes nos dois semestres. 

"Essa versão do FIES de 2018 é, na verdade, um claro desmonte ao programa de acesso na forma que foi concebido. Ele classifica os estudantes, separando em possibilidades para o pagamento, além de colocá-los em condições de endividamento quando ainda não possuem estabilidade profissional, por não oferecer mais carência para o pagamento do financiamento", avalia Juliana Côrrea, diretora de relações institucionais da entidade.
Além disso, nesse novo formato, nas faixas 2 e 3, abre-se caminho para bancos privados e outras operadoras de créditos realizarem o financiamento, sem uma fixação na questão do percentual de juros. Quem indicará a operadora de crédito será a instituição de ensino.
Para as instituições de ensino  também mudam as regras, já que elas devem aumentar a sua participação no Fundo Garantidor, para proteção em casos de inadimplência e evasão. As instituições bancárias também arcam com os riscos da não quitação da dívida.
A diretora da UEE-SP ainda acrescenta: "Esse novo formato atinge todos os estudantes, mesmo aqueles que não fazem por parte do programa, e dificulta até o acesso das instituições do ensino  ao FIES. Uma vez que requer mais contribuição delas ao FUNDO GARANTIDOR cria uma instabilidade que gera aumento de mensalidade. As novas regras só reiteram as posições adotadas pelo governo de Michel Temer, que tira do estado toda a responsabilidade de setores fundamentais para o desenvolvimento e soberania do nosso país, colocando nas costas dos cidadãos o preço de sua gestão irresponsável."

NOVAS REGRAS

Para disputar as vagas, os estudantes precisam ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e não ter zerado na redação.

Entenda as mudanças: 



   
Tags: FIES
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2018
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web