Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

5 motivos para apoiar o Projeto do Bom Prato Estudantil

Por: da Redação - 23/11/2017

Uma das principais ações para assistência estudantil está ligada à alimentação. Tradicionalmente, as universidades públicas possuem os Restaurantes Universitários, os chamados bandejões, e que possuem preços mais acessíveis e refeições que incluem alimentos frescos.
Já nas universidades privadas, que possuem a maioria dos estudantes em São Paulo, existe uma carência em políticas de permanência estudantil - uma taxa de evasão que beira os 30% - e, para completar, carência de opções de alimentação saudável e preço "camaradas".

A UEE-SP, historicamente, trava diversas lutas por permanência estudantil para formação de qualidade e diminuir o número de "abandono" da graduação - que representa desperdício de tempo , dinheiro e energia desses estudantes que são obrigados a largar  a universidade por conta dos altos gastos para se formar, além das mensalidades.

E assim, uma das principais bandeiras de luta da entidade começa a sair da papel.  O Projeto de Lei 542/2017, do deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), que está em tramitação, prevê a construção de um Bom Prato Estudantil, na Rua Vergueiro, região central da cidade, que é o maior corredor universitário da América Latina, onde circularam milhares de estudantes diariamente. 

Nesse momento, é importante o apoio de toda a sociedade para que o Projeto avance na Assembleia Legislativa de São Paulo. 
Uma petição online está o ar, colhendo assinaturas e diversas ações estão acontecendo para amplificar a causa e pressionar sua aprovação.
Separamos abaixo 5 motivos para  apoiar o Bom Prato Estudantil. Confira


1-Alimentação Saudável

As ofertas de alimentação próximas ao campi de universidades são, na maioria das vezes, de lanches, frituras, salgadinhos, alimentos industrializados que não fazem bem se consumidos diariamente. O Bom Prato Estudantil irá garantir refeições que incluem carnes, ovo, arroz, feijão e vegetais, no almoço e jantar.

2-Preço Acessível
Quando existem restaurantes entornos dos campi, geralmente os valores são altos e é  inviável no orçamento dos estudantes frequentar diariamente. O Bom Prato Estudantil é a garantia de refeições saudáveis que cabem no bolso.


3-Investimento
A implementação do BP Estudantil é uma política afirmativa para permanência estudantil. Não é um gasto do governo e sim um investimento na educação que irá reverberar em menos evasão, formação de qualidade e profissionais qualificados na sociedade. É um grande passo para a educação!



4-Milhares de estudantes beneficiados
Na região do Corredor Vergueiro, que começa próxima ao metrõ Ana Rosa e segue até a estação da Sé, no coração da capital,  existem mais de 20 unidades de instituições do ensino superior e centenas de escolas e cursinhos pré-vestibulares. Dessa forma, aluno de todas as instituições terão acesso ao restaurante.

5-Exemplo para outros locais
A maior concentração de estudantes na capital é nessa região do chamado " Corredor Vergueiro", por isso  a primeira unidade do Bom Prato Estudantil será implementada nesse local. Porém, o objetivo é que essa iniciativa seja estendida para outros municipios. A luta não pára por aí.

Não deixe de assinar a petição para a implementação: https://goo.gl/xh8dvM


   
Tags: Assistência Estudantil, Bom Prato Estudantil
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2017
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web