Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

Prainha FICA: o festival da ECA em defesa dos espaços estudantis

Por: Sara Puerta - 17/11/2017

Nesta quinta-feira, 16.11, a ECA ( Escola de Comunicações e Artes da USP) teve um dia intenso de atividades em um clima de irreverência e  mobilização estudantil. O CALC ( Centro Acadêmico Lupe Cotrim), junto ao Cuca da Une, organizou o Festival "Prainha Fica", em defesa do espaço tradicional de integração dos estudantes na faculdade.


O Festival teve como principal mote amplificar a voz dos estudantes de que eles continuarão lutando por seus espaços, contra as cercas, instaladas arbitrariamente e na calada da noite.

Para Camila Ribeiro, coordenadora do CUCA da UNE, investidas como essa custam muito "caro" para a educação e formação dos estudantes. "Entendemos que a universidade não se limita à sala de aula. Esse espaço de vivência é fundamental para a construção de pensamento crítico, da criação cultural para o estudantes'.


Entre expositores, roda de chorinho, debate sobre a participação da mulher na produção artística, um Sarau, organizado pelo Coletivo Feminista da ECA, deixou quem estava lá encantado com tantos talentos.

O Festival contou com apresentação do violonista Chico Saraiva, Orquestra Filarmônica de Pasárgada e a cantora Ana Cañas, que também foi aluna da Eca, do curso de Artes Cênicas, entre 2001 e 2007.
"Na minha época era impensável ter essas grades. Como também jamais poderíamos imaginar os retrocessos de direitos que estamos vivendo hoje. É um momento muito perigoso e faço questão de me posicionar. Acredito que estudantes e a juventude tem um papel muito importante de resistência e a organização desse Festival é um reflexo disso", disse Ana. 


Entenda o caso

No final do ano passado, nas férias, a reitoria cercou o espaço, impedindo o acesso ilimitado dos estudantes à "prainha", restrito à horários e dias de semana - e vinculado às atividades estudantis, reuniões e festas à sua autorização.
Além disso, ameaçou o espaço onde ficam as sedes das organizações estudantis  - Centro Acadêmico e Atlética - de despejo. Na ocasião, o Sintusp ( Sindicato dos Trabalhadores da USP) foi desalojado. 
O CALC conseguiu reverter a situação com uma liminar que os assegura a continuar no local.


   
Tags: Prainha Fica
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2017
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web