Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

Grafitaço na sede do movimento estudantil! Confira

Por: Sara Puerta - 10/10/2017

imagens: Victória Cunha e Nayara Souza

O último domingo trouxe à sede do movimento estudantil na capital, onde ficam as entidades UNE, UEE-SP, UBES, UPES e ANPG , diversos artistas para um Grafitaço, e reuniu artistas, que por mais de dez horas criaram nas paredes do espaço, batalhas de rimas, com representantes do movimento Slam, artesanatos, lambes lambes, stencil e tatuadores.

O tradicional espaço no bairro Vila Mariana, que já recebeu saraus, assembleias, manifestações, aulas públicas passa por transformações constantes e as diretorias das organizações somadas ao CUCA da UNE (Circuito Universitário de Cultura e Arte da Une) e o CUCA SP criaram o evento, para reformular visualmente o local, a partir da conjuntura atual das lutas estudantis e sociais, e apresentá-lo como um centro de encontro divulgação de arte e integração.

O Grafitaço também foi realizado em paralelo à mais uma edição do Quintesia, que é um encontro colaborativo para disseminação de arte e discussão de temas atuais.

Não faltaram artes voltadas para questionar o investimento e a proposta de educação atualmente, o feminismo, o combate à LGBTfobia e a resistência política.

Nayara Souza, presidenta da UEE-SP, conta que nos últimos meses, a organização passou a pensar em tornar sua sede um espaço com a "cara da juventude", e também contrapondo às ameaças de privatização do espaço públicos na cidade e os projetos de apagar o grafite dos muros da cidade, resolveu convidar artistas para mostrar suas obras. " A ideia é tornar esse espaço um local de formação, de integração, para a defesa da educação e de apoio e divulgação da arte e cultura".


O grafiteiro Albert Lazarini, o Alo, observa que as entidades estudantis abrem um importante espaço para reforçar a ideia de resistência por meio da arte, como aconteceu esse ano na 10ª Bienal da UNE. " Essas iniciativas fazem a produção ganhar cada vez mais visibilidade".

Para Wesley Machado, diretor do CUCA-SP, o  Grafitaço foi o pontapé para abrir a sede dos estudantes também para mostras culturais.
"Daqui em diante esse local será referencia da podução artística universitária. E para quem se interesse: temos espaço nas paredes ainda. Traga sua arte para cá!"

 Wesley Machado

Além da mostra de artes, o microfone foi aberto para as rimas e apresentações. Convidada do evento, a cantora de Santa Catarina, Tay Galega, que se apresentou por volta das 14h, fez um show voz e violão, e contou à UEE-SP sobre sua inspiração na música, que começou ainda na escola, quando tinha 15 anos. "Faço questão de deixar claro que minha música é sobre o amor por uma mulher lésbica. 
 Eu acho muito importante meu papel na sociedade, para as meninas que estão se descobrindo. Eu as estou representando e mostro que não estão sozinhas e podem ser o que quiserem".

Leonardo Sasaki, estudantes de artes da FPA
VENHA CONHECER!
SEDE DAS ENTIDADES - UNE, UEE-SP, UPES, UBES e ANPG
RUA VERGUEIRO, 2485 - próximo ao Metrô Ana Rosa


   
Tags: Grafitaço
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2017
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web