Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

NOTA: PUC Ocupada

Por: Administrador - 04/10/2017

Estudantes da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ocuparam nesta terça-feira (3), o conhecido "prédio velho" da universidade, localizado na Rua Monte Alegre, contra o fechamento do curso de Ciências Sociais do período noturno.

Após manifestação dos estudantes presentes na reunião do CONSUN (Conselho Universitário), a decisão foi revogada. Em seguida, a vitória da reivindicação estudantil caiu por decisão do CONSAD.
Com isso, em assembleia, estudantes decidiciram ocupar o prédio reivindicando a inclusão da turma no vestibular 2018 - que passa por essa ameaça -  e mais outras pautas.


Confira nota dos dirigentes da UEE-SP que são estudantes da PUC


Na última reunião do Conselho Universitário da PUC-SP (CONSUN) aventou-se uma discussão sobre a possibilidade do fechamento do curso de Ciências Sociais no período noturno para o vestibular de 2018. 

Estudantes que estavam presentes manifestaram-se contrários a possibilidade de fechamento do curso conforme deliberação anterior da assembleia dos estudantes da FACSOC (Faculdade de Ciências Sociais). 

Diante da divergência, o CONSUN rejeitou a proposta de fechamento do curso, ainda que logo depois, essa breve vitória fora revogada no CONSAD (Conselho de Administração), órgão colegiado e deliberativo superior, onde são membros com direito a voto a Reitora e os Secretários Executivos da Fundação São Paulo. 

Obstinados em defender o vestibular de Ciências Sociais no período noturno, os estudantes reunidos em Assembleia no dia 02 de outubro, optaram por fazer um cadeiraço na manhã desta terça-feira (03.10) no andar da reitoria. Ao amanhecer, o Prédio Cardeal Mota (prédio velho) já estava ocupado, paralisando as atividades acadêmicas. A reitora, ouvindo a comunidade, atendeu a demanda primeva. Ainda nesta tarde, a Direção da Faculdade de Ciências Sociais e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais recorreram a decisão do CONSAD com êxito. Fato amplamente conhecido de toda a comunidade puquiana, em virtude de um e-mail que a própria reitoria enviou-nos.


Em Assembleia nesta terça-feira à tarde, estudantes de diversos cursos inseriram as suas pautas específicas às reivindicações da ocupação. As novas pautas são:

- Redução imediata das mensalidades;
- 2 vale alimentação diários;
- Abertura do vestibular noturno de sociais, além da extinção do quórum mínimo para abertura de nova turma.
- Fim do CONSAD;
- Mais bolsas FUNDASP;
- Cotas para negros nas bolsas FUNDASP;

Todo apoio às pautas do movimento que visam a inclusão universitária, a permanência estudantil fortalecendo assim um modelo de universidade popular.A PUC-SP tem um histórico de luta por direitos e uma vocação vanguardista, é por esta razão que as lutas de ontem, hoje e amanhã sempre estarão presentes em nossa Universidade.


(Ingrid Guzeloto - Secretária-Geral estudante de Relações Internacionais e presidente do CA do curso e Vinicius do Carmo - 1º Tesoureiro, estudante da FEA e colaborador do CA Leão XIII)


   
Tags: PUC Ocupada
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2017
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web