Facebook UEE
Twitter UEE
Youtube UEE
Instagran UEE

Se implementado, projeto de ProUni em Sorocaba elevará acesso ao ensino superior

Por: da Redação - 03/05/2017

 

No último dia 19, foi realizado audiência pública na câmara municipal de Sorocaba sobre o projeto de ProUni Municipal, que prevê a concessão de bolsas nas universidades da cidade por meio de descontos no ISS (Impostos sobre Serviços). A ideia é que ele siga critérios semelhantes ao ProUni Federal, incluindo  a faixa de renda (de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa) e que alcance todos os cursos, com possibilidade de acontecer também na pós-graduação em instituições privadas. Ainda não há previsão da quantidade de bolsas que serão disponibilizadas. porém é possível que o número aumente gradativamente até que chegue a um teto, de acordo com o estudo dos impactos financeiros.
O projeto foi criado pelo vereador Renan Santos, em 2011, quando presidia o DCE da Uniso (Universidade de Sorocaba). No momento, o vereador apresenta o projeto às entidades estudantis e instituições de ensino e sua recepção tem sido muito boa, e há grande expectativa para que seja implementado.
Segundo o vereador o projeto tornou-se  promessa de campanha de candidatos a Prefeito, incluindo o atual, Jose Antonio Crespo (DEM).  "Enviamos um relatório da audiência realizada, de todas discussões já realizadas e uma proposta do projeto. Seguiremos na articulação e na construção para sua viabilização", disse Renan.
Para Nicole carvalho, presidenta do DCE Uniso, o ProUni Municipal será um grande  exemplo de políticas públicas de ingresso e permanência no ensino superior, e será um novo momento para o diálogo entre estudantes e as universidade, que será cada vez mais democrática.

"Em Sorocaba infelizmente, o ensino superior ainda não abrange todos do município, e são muitos estudantes que não conseguem adentrar a universidade por inúmeras questões, sendo as altas mensalidades e a restrita quantidade de bolsas nas universidades, devido à políticas das instituições e aos cortes que o governo federal vem fazendo, as principais. Se for implementado poderemos comemorar avanços importantes da democratização do ensino superior".
Fonte: Câmara de Sorocaba
Fonte: Câmara de Sorocaba



   
Tags: ProUni Municipal, Uniso
   DENÚNCIAS
Confira as denúncias


© União Estadual dos Estudantes - 2014 / 2017
Rua Vergueiro, 2485 - Vila Mariana
contato@ueesp.org.br
(11) 5539-2342

Site criado por: Piovezam Soluções Web